quinta-feira, 29 de setembro de 2011

respeitar as diferenças







Isabela era uma menina de 11 anos, muito bonita, esperta e vaidosa. Como toda mocinha de sua idade apreciava arrumar os cabelos, passar batom e usar roupas novas.
Na escola que Isabela estudava ela conhecia Letícia, Juliana e Carmem, além de Marthinha.
Letícia, Juliana, Carmem e Isabela eram muito amigas e não se desgrudavam. Já Marthinha não se enturmava com nenhuma delas. Era até um pouco diferente e sempre estava com um surrado vestidinho vermelho.
As amigas comentavam com Isabela às gargalhadas:
 - A Marthinha parece que tem apenas essa roupa. Ela não a tira do corpo. Menina muito estranha essa.
Isabela nada dizia às amigas. Apenas escutava. Mas ficou curiosa para saber um pouco mais sobre Marthinha. Por qual razão vestia a mesma roupa quase que todos os dias. Será que gostava tanto assim do vestidinho vermelho?
Decidiu perguntar à sua mãe:
 - Mamãe, tenho uma colega de classe que não faz amizade com ninguém. Está todos os dias com um vestido vermelho. As meninas zombam dela e a acham muito estranha.
Sabiamente a mãe de Isabela aconselhou-a:
 - Ora, minha filha, não julgue uma pessoa pelo seu vestido vermelho. Aproxime-se dela, afinal, se ela não vem até você, dê o primeiro passo e vá até ela. quem sabe daí surge uma grande amizade.
Isabela ouviu sua mãe e resolveu aproximar-se de Marthinha.
Para surpresa de Isabela Marthinha aceitou com muita alegria a aproximação.
Ficaram muito amigas. Quase carne e unha.
Isabela ficou sabendo da difícil situação financeira dos pais de Marthinha e de sua irmã mais nova que tinha sérios problemas desaúde.
Percebeu o errado julgamento que fizeram.
Mas Juliana, Letícia e Carmem estranharam a aproximação de Isabela com Marthinha.
Curiosas, decidiram perguntar:
 - Por que você se aproximou da garota do vestidinho vermelho, Isabela? Ela é muito esquisita.
Isabela disse:
 - Vocês dizem isso por que não conhecem a situação da Marthinha. Deviam conhecer e se aproximar dela para ajudar ao invés de criticar suas roupas. Seus pais trabalham muito para poder sustentar ela e a irmã que tem sérios problemas de saúde, por isso não podem dar à ela roupas novas e bonitas como nossos pais. Conversei com minha mãe e ela me disse que isso não faz da Marthinha alguém inferior ou esquisita. A verdadeira beleza é aquela que vem de dentro, do coração. E essa beleza Marthinha possui, pois é uma amiga muito leal e sincera.
As amigas de Isabela então ficaram a pensar nos comentários que faziam do vestido vermelho e surrado da colega de classe. Envergonharam-se por falar de Marthinha e sua roupa.
 
Arrependeram-se e prometeram a Isabela que iriam modificar a atitude e se aproximar da colega.

Afinal, não é o vestido que faz a pessoa, mas sim suas atitudes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Sua opinião é importante para mim."

QUALIDADE DE VIDA

Ter qualidade de vida é não ter medo dos próprios sentimentos.E ter maturidade para admitir um erro;TER CORAGEM DE PEDIR PERDÃO;SABER ACEITAR UM NÃO;ter segurança ao receber uma critica,ainda que injusta.
TER QUALIDADE DE VIDA É TER CONCIÊNCIA DE QUE CADA SER HUMANO É UM MUNDO A SER CONHECIDO E UMA HISTÓRIA A SER EXPLORADA.TODAS AS PESSOAS TÊM RIQUEZAS ESCONDIDAS ESCONDIDAS DENTRO DE SI,MESMO AS MAIS DIFÍCEIS E COMPLICADAS.GARIMPE OURO NOS SOLOS DE QUEM VOCÊ AMA.GARIMPE OURO DENTRO DO SEU PROPRIO SER.ASSIM VERAS A FELICIDADE.